Propaganda ativista
Calpers faz campanha por relatório sobre impactos das alterações climáticas
Ilustração: Rodrigo Auada

Ilustração: Rodrigo Auada

Maior gestor de recursos do mundo, o fundo de pensão dos funcionários públicos da Califórnia (Calpers) tem usado as redes sociais para promover suas campanhas ativistas. Na última quarta-feira, dia 31 de maio, Anne Simpson, diretora de investimentos da Calpers, postou um vídeo no Twitter da fundação pedindo a outros investidores para dizerem “sim” à “proposta 12” da assembleia da Exxon Mobil — ela obrigaria a petroleira a publicar relatórios sobre os impactos das mudanças climáticas em seus negócios. Embora não seja possível dizer o quanto a postagem influenciou o desfecho, ele foi positivo: a proposta foi aprovada, algumas horas depois, por 62% dos acionistas. O fundo de pensão comemorou a boa nova. “Essa vitória é um grande sinal de progresso. Os acionistas deixaram claro que eles entendem o risco que mudanças climáticas representam para os negócios”, declarou Simpson.


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