Divulgação de resultados em 2012 vai exigir agilidade

O ano que vem promete ser corrido para os departamentos de Relações com Investidores (RI). Conforme previsto na Instrução 480, o prazo para entrega das demonstrações financeiras trimestrais passará de 45 para 30 dias após o encerramento do período. Levantamento da Deloitte indica, contudo, que, …



O ano que vem promete ser corrido para os departamentos de Relações com Investidores (RI). Conforme previsto na Instrução 480, o prazo para entrega das demonstrações financeiras trimestrais passará de 45 para 30 dias após o encerramento do período. Levantamento da Deloitte indica, contudo, que, atualmente, a maior parte das companhias utiliza todo o prazo concedido pelo regulador para divulgar o balanço. Segundo a pesquisa, mais de 90% das empresas terão de ser mais ágeis para se adequar à nova regra.

Para as companhias listadas também nos Estados Unidos, será preciso um esforço adicional. Em 2012, começa a vigorar o novo prazo para entrega do formulário 20-F, anunciado pela Securities and Exchange Commission (SEC) em 2008. Tradicionalmente divulgados até o fim de junho, esses documentos terão de ser arquivados no órgão regulador norte-americano dois meses antes. Para cumprir o calendário, o estudo da Deloitte aponta que mais de 50% das companhias terão que reduzir em mais de um mês os prazos que normalmente praticam.

Ficou no ar uma dúvida sobre a necessidade de antecipação da entrega do Formulário de Referência pelas companhias listadas nos Estados Unidos e sujeitas ao arquivamento do 20-F. Os dois documentos são parecidos, e o 20-F, com a mudança, passará a ser divulgado um mês antes do formulário brasileiro. Consultada, a CVM afirmou que não há obrigatoriedade de alinhamento dos prazos. Ainda assim, a Deloitte recomenda conjugar as divulgações. “Vale a pena antecipar o formulário de referência e alinhar os dados”, alerta Bruce Mescher, sócio da área de auditoria.


Quer continuar lendo? hoje

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Divulgação de Resultados Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Relações anuviadas
Próxima matéria
Cetip se confirma como alvo de fusão após compra da ICE



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Relações anuviadas
  De tempos em tempos, algumas operações societárias surgem como furacões. Ganham o noticiário, reacendem...