Provedores de ETFs montam associação nos EUA

Provedores de fundos de índice de ações (ETFs, na sigla em inglês) acabam de formar uma associação nos Estados Unidos. Chamada de National Exchange Traded Funds Association (Nefta), ela nasce num momento em que reguladores do mundo todo aumentam o escrutínio sobre o produto. Os ETFs são criticados, …



Provedores de fundos de índice de ações (ETFs, na sigla em inglês) acabam de formar uma associação nos Estados Unidos. Chamada de National Exchange Traded Funds Association (Nefta), ela nasce num momento em que reguladores do mundo todo aumentam o escrutínio sobre o produto. Os ETFs são criticados, principalmente, por seu potencial de inflar artificialmente os preços dos ativos e incentivar a passividade dos gestores de recursos.

A associação será liderada por John Hyland, diretor de investimentos dos United States Commodity Funds, Adam Patti, chefe–executivo da IndexIQ; e Tom Carter, presidente do Alpes Advisors e do Alpes Distributors. A missão da entidade será educar os investidores sobre os ETFs e trabalhar em parceria com os reguladores. Segundo Patti, que vai atuar como vice–presidente da Nefta, já era hora de a indústria de ETF “falar a uma só voz”, uma vez que muitas informações “equivocadas” têm sido publicadas sobre os fundos de índices.

Para alguns, contudo, a associação já nasce manca. Não conta, por enquanto, com a participação de grandes provedores de ETFs, como BlackRock, State Street Global Advisors e Vanguard. Na visão de Patti, o apoio de toda a indústria à Nefta vai vir “a seu tempo”, quando a associação mostrar a qualidade do trabalho. Na Europa, a iniciativa de montar um grupo que representasse a indústria de ETF local não foi para frente após a recusa da BlackRock em participar. A família de fundos de índices da gestora, denominada iShares, recebeu aportes no montante de US$ 18,2 bilhões nos três primeiros meses de 2012, 74% mais do que o computado no mesmo período do ano anterior.


Quer continuar lendo? hoje

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional bolsa de valores Índices de ações EUA ETF Nefta Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
SEC aumenta sua capacidade de supervisão
Próxima matéria
Código de governança nacional



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
SEC aumenta sua capacidade de supervisão
A Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou, em julho, uma regra que vai aumentar significativamente sua capacidade...