Pratique ou explique entra em vigor

As Informações Anuais (IAN) das companhias abertas a serem entregues à Comissão de Valores Mobiliários em junho terão algumas novidades. A autarquia incluiu no formulário o campo apelidado de “Pratique ou Explique”, no qual as empresas terão um espaço livre para informar os princípios da cartilha …



As Informações Anuais (IAN) das companhias abertas a serem entregues à Comissão de Valores Mobiliários em junho terão algumas novidades. A autarquia incluiu no formulário o campo apelidado de “Pratique ou Explique”, no qual as empresas terão um espaço livre para informar os princípios da cartilha de governança corporativa da CVM que praticam e justificarse caso não coloquem em prática alguns deles.

A idéia da CVM, a princípio, era que o “Pratique ou Explique” fosse um campo de preenchimento obrigatório. “Mas achamos que essa medida seria um tanto forte e preferimos o caminho de recomendar que o formulário seja preenchido”, afirma Elizabeth Machado, superintendente de empresas da CVM. Para Norma Parente, diretora da CVM, a empresa não deve omitir-se nesta situação. “É uma prova de transpar ência a companhia utilizar esse formulário para dar detalhes de sua governança”, afirma.

Também no novo IAN as companhias terão espaço para identificar os membros do conselho fiscal e quem os elegeu. As mesmas informações deverão ser detalhadas para o conselho de administração.


Quer continuar lendo? hoje

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CVM Pratique ou explique IAN Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Oportunidade de "limpar" a base acionária
Próxima matéria
Na mira dos gestores



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Oportunidade de "limpar" a base acionária
Os grupamentos de ações continuaram a ser anunciados em maio. Telemar e ALL Logística foram duas que aderiram à campanha...