Quando uma corretora divulga perspectivas muito otimistas ou excessivamente conservadoras para uma empresa, as consequências costumam ser ruins para todo o mercado. A fim de atenuar as distorções nesse tipo de previsão, a operadora de planos odontológicos Odontoprev passou a se reunir com todos os analistas que cobrem a companhia um dia antes de iniciar o período de silêncio que precede a divulgação de resultados.
A ideia é abrir espaço para um último alinhamento de expectativas antes do balanço, corrigindo o desvio-padrão de algumas métricas. Os itens que costumam gerar mais distorções são os relacionados a crescimento e margem de resultado, conta José Roberto Pacheco, diretor financeiro e de RI. “Em um setor de rápida expansão, como o de saúde, é comum que o analista fique em dúvida quanto ao real ritmo da companhia”, diz.
A Odontoprev realizou a primeira reunião pré-quiet period no fim do ano passado e repetiu a dose antes da divulgação do balanço do primeiro trimestre. O sinal foi bem recebido pelas corretoras. “Em períodos de silêncio anteriores, muitos analistas entravam em contato para tirar dúvidas dias antes da divulgação do balanço, mas acabávamos não podendo dar a informação. Agora eles têm esse canal”, lembra Pacheco. O pe-ríodo de silêncio pré-resultados praticado pela companhia dura 15 dias. Nos dois encontros feitos, a participação média dos 12 analistas que cobrem a empresa foi de 80%.
O diretor de RI conta que esse tipo de encontro se mostra especialmente útil em uma época turbulenta, como a atual. “Com a volatilidade do mercado, há muito mais dúvidas e diversidade de opiniões”, diz.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui