Orientação contábil pode reduzir excesso de informações

Entrou em vigor no dia 11 de novembro uma diretriz contábil que promete reduzir o tamanho das demonstrações financeiras, em especial das notas explicativas. A legislação e as regras vigentes já dão ênfase à ideia de que os balanços devem priorizar as informações relevantes ao usuário. Porém, como a …



orientacao-contabilEntrou em vigor no dia 11 de novembro uma diretriz contábil que promete reduzir o tamanho das demonstrações financeiras, em especial das notas explicativas. A legislação e as regras vigentes já dão ênfase à ideia de que os balanços devem priorizar as informações relevantes ao usuário. Porém, como a divulgação de dados desnecessários persiste, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) formulou um documento com indicações e esclarecimentos sobre o tema.

A OCPC07 orienta as empresas a divulgar as “informações relevantes (e apenas elas) que de fato auxiliem os usuários”, sejam eles investidores, sejam credores. Além disso, aconselha a não repetir fatos, políticas e informações. Também recomenda que a administração da companhia elabore uma nota de declaração de conformidade. Nela, assumirá que o balanço evidenciou apenas as informações relevantes e que elas correspondem às utilizadas pela gestão. A declaração tem um propósito claro: fazer as empresas refletirem a respeito da pertinência dos dados apresentados.

Ilustração: Rodrigo Auada


Quer continuar lendo? hoje

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CVM Balanços CAPITAL ABERTO mercado de capitais CPC demonstrações financeiras notas explicativas OCPC 07 relevância materialidade Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Private equity tem retorno líquido próximo ao CDI
Próxima matéria
Vítimas das estatais



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Private equity tem retorno líquido próximo ao CDI
O retorno anual médio dos fundos de private equity entre 2010 e 2012 foi de 17,1%, segundo estudo divulgado, em novembro,...