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Gestores querem que clientes paguem por consultoria de voto

Michelle Edkins, diretora global de governança corporativa da BlackRock, declarou que os gestores podem vir a ter que cobrar de seus clientes uma taxa para pagar as consultorias de voto. A afirmação foi feita em mesa-redonda promovida no último mês de 2013 pela Securities and Exchange Commission (SEC). A cobrança seria motivada pela expectativa de aumento no preço do serviço, diante da pressão de gestores, empresas e regulador para que as consultorias realizem um trabalho mais detalhado.

No evento, a concentração do mercado de consultoria de voto foi apontada como um problema. Atualmente, a Glass Lewis e a ISS devem 97% desse mercado em todo o mundo. Para muitos painelistas, as duas têm poder desproporcional: sem possuir uma ação sequer, acabam determinando o destino de muitas companhias. Apesar das críticas ao duopólio, os participantes do debate reconheceram a dificuldade que é a criação de uma consultoria. A necessidade de atrair e reter profissionais com experiência para avaliar 10 mil companhias do mundo todo é, sem dúvida, uma barreira à entrada no negócio.


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