Mineradoras de carvão entram para lista negra de gestores

Gestão de Recursos/Internacional/Edição 138 / 1 de fevereiro de 2015
Por 


Maior gestora de recursos da Noruega, a Nordea Asset Management planeja eliminar 40 empresas de extração de carvão do seu universo de investimento. A gestora se junta a uma lista crescente de grandes investidores que decidiram cortar sua exposição a companhias de combustíveis fósseis.

Com US$ 228 bilhões de ativos sob gestão, a Nordea ainda está finalizando a lista de empresas que estarão proibidas de integrar seu portfólio. O processo, previsto para terminar em março, deve afetar uma pequena proporção (de € 100 milhões) do total de ativos que a gestora administra hoje.

O movimento é mais um revés para a indústria de extração de carvão. Por motivos éticos e financeiros, uma série de grandes gestoras optou por reduzir seu investimento em empresas de combustíveis fósseis nos últimos 12 meses. O KLP, maior fundo de pensão norueguês, decidiu, em novembro, eliminar de sua carteira de investimento companhias cuja maior parte das receitas provenha de atividades dependentes do uso do carvão. Entre as 27 empresas que integram sua lista negra está a Peabody Energy, maior produtora de carvão do mundo, e a India Tata Power.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CAPITAL ABERTO mercado de capitais investimento combustíveis fósseis mineradoras carvão Nordea Asset management Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Starbucks terá CEO especialista em tecnologia
Próxima matéria
Mercado global de M&A cresce em 2014



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Starbucks terá CEO especialista em tecnologia
A rede de café Starbucks está apostando alto em tecnologia. Prova disso foi a escolha recente de seu novo CEO e chefe de operações....