Sistema robusto (Bematech)
Com regularidade de caixa, empresa de tecnologia se torna capaz de enfrentar crise

alta1Após quase uma década de altos e baixos, a Bematech parece ter finalmente reconquistado a confiança do mercado. O papel da companhia, que fornece equipamentos, softwares e serviços para gestão de lojas, restaurantes e hotéis, acumulava valorização de 21,1% nos seis meses até 26 de março. A ascensão reflete um período de bonança. Até o quarto trimestre de 2014, foram 13 trimestres seguidos de expansão na receita líquida, que somou R$ 425,6 milhões em 2014. O lucro líquido cresceu 26% no ano, para R$ 54 milhões.

Desde que abriu o capital, em 2007, a empresa passou por momentos de provação. Logo após o IPO, viu seu valor de mercado derreter diante de aquisições que se revelaram problemáticas, como a da fornecedora de software Gemco. Nos anos seguintes, ao dar continuidade à trajetória de compras — foram cerca de dez desde 2008 —, enfrentou dificuldades para integrar diferentes canais e equipes de venda. Entre 2010 e 2011, o negócio teve queda no faturamento e inversão de lucro para prejuízo.

Esse cenário começou a mudar a partir de 2011, quando entrou em vigor uma estratégia nova, baseada na organização em três eixos de negócio (varejo, hotéis e restaurantes). Segundo o diretor de relações com investidores, Marcos Perillo, a reformulação permitiu à companhia oferecer um serviço integrado aos clientes, que embute os três produtos do portfólio: hardware, software e serviços. “A oferta de uma solução completa só foi possível por causa das aquisições dos anos anteriores”, diz ele. Com o modelo, a Bematech passou a ter uma receita constante dos clientes, em vez de vendas pontuais de um ou outro equipamento ou software.

alta2De acordo com o analista da Coinvalores Felipe Silveira, a regularidade de caixa torna o negócio mais resistente à sazonalidade e a crises da economia — justamente as características de 2014, com Copa do Mundo e desaceleração do consumo. As receitas recorrentes alcançaram, no ano passado, a participação de 30% no faturamento total da empresa. Outro destaque do período, observa Silveira, foi a parceria com a fornecedora de meios de pagamento eletrônico Rede, do Itaú Unibanco, para oferecer um novo produto que alavancou vendas a pequenos varejistas.

Agora, entretanto, mais do que nunca a “nova” Bematech será posta à prova. Com a ameaça de recessão, a companhia se prepara para um arrefecimento do ritmo de vendas. O mercado prevê alta no número de clientes de até 10% este ano, inferior ao crescimento de 15% registrado em 2014. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para enfrentar o período, com aumento de produtividade e redução de despesas”, ressalta Perillo.


A escolha das companhias para esta seção é feita a partir de um levantamento da Economática com a oscilação e o volume negociado mensalmente por ações que possuem giro mínimo de R$ 1 milhão por dia. A partir daí, são escolhidas aquelas que se destacam pelas variações positivas e negativas nos últimos seis meses.


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