- Capital Aberto - https://staging.capitalaberto.com.br -

Megafundos de venture capital ganham espaço nos EUA

Ilustração: Rodrigo Auada

É crescente o espaço dos megafundos de venture capital nos Estados Unidos. Um grupo de apenas 15 desses fundos mais robustos captou neste ano até setembro cerca de 14,4 bilhões de dólares, mostra o mais recente relatório da PitchBook, empresa de análise de dados financeiros. Operam nesse mercado outros 25 megafundos, que têm a meta individual de obter aportes de no mínimo 500 milhões de dólares dos investidores. O relatório aposta em recordes de captações dos megafundos nos próximos anos.

De acordo com a PitchBook, as operações de venture capital envolvendo pelo menos 100 milhões de dólares têm tudo para bater um recorde em 2019 — a expectativa é de que o volume total ultrapasse 100 bilhões de dólares pelo segundo ano seguido. O relatório identificou 185 megainvestimentos de janeiro a setembro, ante 207 em todo o ano passado. Essas transações fora do padrão em termos financeiros representaram 43% do mercado americano de venture capital nos nove primeiros meses do ano (que totalizou 96,7 bilhões de dólares).

Na ponta oposta, perdem espaço os microfundos de venture capital — classificação daqueles que captam até 50 milhões de dólares. O levantamento mostrou que eles representaram 33% do mercado americano neste ano até setembro, ante participação de 60% em 2012.


Leia também

Explicando o venture capital

Fundo de corporate venture: vale a pena criar um?

A era dos gigantes de tecnologia que adiam a abertura de capital