Visando se comunicar de forma mais transparente com o público e reduzir a lacuna de informação entre grandes investidores e acionistas individuais, a empresa de assessoria de investimentos Morningstar de Chicago, que abriu o capital recentemente, implantou uma prática de governança corporativa inovadora: a realização de fóruns mensais para responder questões sobre seu negócio a qualquer investidor atual ou potencial. O processo funciona da seguinte forma: os investidores submetem questões por e-mail, fax ou correio para a empresa. O diretor de relações com investidores coleta as informações junto às áreas responsáveis e relata as respostas ao final de cada mês em formato de relatório para os investidores. Além de divulgar as respostas em seu website, a empresa as arquiva mensalmente junto a SEC.
O primeiro relatório, divulgado em 03 de junho, apresentou 21 questões que versavam sobre temas como perspectivas de longo prazo, planos de contratação, potenciais aquisições, despesas com opções de ações e governança corporativa, entre outros. O objetivo oficial da empresa, descrito no relatório arquivado junto a SEC, é “se comunicar igualmente com todos os investidores, sem qualquer tratamento especial para analistas ou grandes acionistas”. A prática foi elogiada por diversos agentes de mercado. Segundo Alyssa Machold, diretora executiva do Council of Institutional Investors, este é um ótimo exemplo de comunicação pró-ativa com os acionistas. Na mesma linha, o Wall Street Journal, em matéria de 15 de junho, chamou a atitude da empresa de “democracia em ação”.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui