A isenção da tributação de dividendos, considerada um acerto indiscutível no início dos anos 2000, aparece nesta edição como tema a ser revisitado imediatamente. Dos mais aos menos liberais, surge uma surpreendente concordância quanto à oportunidade para se acabar com o privilégio, desde que tomadas certas medidas compensatórias. O crescente déficit fiscal e seus efeitos adversos sobre o crescimento da economia explicam a torção de perspectiva ilustrada na reportagem de Letícia Paiva.
O tema da tributação de dividendos também aparece no texto “O que esperar do próximo presidente?”. Nele, listamos as propostas dos presidenciáveis em aspectos relevantes para a retomada do crescimento econômico, como reforma tributária e da previdência e estímulo a investimentos. O conteúdo foi organizado pela repórter Júlia Moura com base em consulta feita aos programas de governo e em entrevistas com formuladores dos planos econômicos dos candidatos.
Outro destaque desta semana é a coluna Retrato, dedicada a contar a trajetória de Marcelo Trindade. Em entrevista ao repórter William Salasar, o advogado e ex-presidente da CVM explicou por que não quer pensar na possibilidade de perder a disputa por um dos piores empregos do mundo: o de governador do martirizado Rio de Janeiro.
Também vale a pena conferir o artigo escrito por Luciana Dias e Rafael Andrade, respectivamente sócia e associado do L. Dias Advogados. O texto se debruça sobre o julgamento do caso Pacific, no qual a CVM deu mais um passo na diferenciação das funções de gestores e administradores de fundos.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: CVM tributação Marcelo Trindade tributação de dividendos Rio de Janeiro déficit eleição presidencial eleições 2018 Reforma tributária reforma da previdência Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários