- Capital Aberto - https://staging.capitalaberto.com.br -

Companhias sustentáveis

Num momento em que o planeta dá sinais claros de que o ritmo de consumo atual é insustentável, torna-se cada vez mais necessário as companhias buscarem um equilibro entre os pilares ambiental, social e econômico. Órgão responsável por direcionar a estratégia dos negócios no longo prazo, o conselho de administração tem um papel preponderante em garantir esse balanceamento. Além de promover a inclusão social – com respeito à diversidade cultural e aos interesses dos públicos envolvidos no negócio direta ou indiretamente -, as práticas sustentáveis podem contribuir para a redução ou otimização do uso de recursos naturais.

Infelizmente, entretanto, a sustentabilidade empresarial não é um tema central em muitas companhias – e uma das razões é ele não estar na cabeça dos administradores voltados ao longo do prazo. Como mudar esse cenário? É dever dos conselheiros de administração fomentar práticas sustentáveis? Se a companhia se envolver em um desastre ambiental, os integrantes no board podem ser responsabilizados? Qual envolvimento os investidores esperam do conselho na elaboração de responsabilidade socioambiental?

Clique aqui e leia a reportagem Sustentabilidade ainda não é real nos conselhos de administração, gerada a partir do encontro.

Assista ao vídeo com os melhores momentos do Grupo de Discussão.

Ficou curioso? Ouça a íntegra do evento no Clube de Conhecimento!

 

Fotos: Régis Filho