O ambiente de negócios não é mais o mesmo desde os recentes avanços digitais. Graças ao data analytics, à internet das coisas, à inteligência artificial e robótica avançada, poucos setores da economia têm as mesmas características de dez anos atrás. Para se manterem competitivas, as empresas precisam saber usar o digital como ferramenta na geração de valor para clientes e consumidores.
Os gestores devem se perguntar sobre a capacidade das suas empresas em se adaptar a essas mudanças. Ser digital implica uma ampla visão tecnológica, levar em consideração as tecnologias atuais e emergentes e seus devidos impactos em todas as frentes do negócio, desde a experiência do consumidor até a experiência do colaborador, cultura da empresa e planejamento de novos produtos.
Um estudo da PwC mostrou que os executivos estão perdendo a confiança no QI Digital da empresa, ou seja, a capacidade de uso das novas tecnologias. Em 2015, 67% dos executivos afirmaram que sua empresa tinha QI Digital forte. Dois anos depois, 52% ainda têm essa mesma opinião.
Esse dado pode indicar apenas que os executivos hoje têm real noção do potencial do digital e sabem que ele pode ser muito mais bem empregado nas suas empresas – e gerar bons resultados. Entretanto, 45% dos executivos disseram que os projetos digitais não são entregues com 100% do escopo. Isso implica em menor retorno do investimento, que não é interessante. Entre os motivos dessa situação, os executivos entrevistados apontaram a escassez de talentos com as habilidades necessárias; o uso de tecnologias ultrapassadas; a dificuldade na integração entre tecnologias já existentes e emergentes; e processos engessados ou lentos.
Para 76% dos executivos, os investimentos em digital devem ter como objetivo aumentar a receita da empresa. Além disso, para 45% visam o aumento do lucro e para 35% têm o propósito de economizar custos. Sustentando as motivações dos executivos, empresas líderes em QI Digital têm propensão duas vezes maior de alcançar rápido crescimento de receitas e lucro.
Um dado relevante: 84% das empresas com os melhores desempenhos têm definição ampla sobre o que é digital.
Para impulsionar o crescimento digital, as empresas precisam ter alguns comportamentos considerados essenciais. Entre eles, alinhar a estratégia digital ao negócio e compartilhá-la no nível executivo, manter relacionamentos ativos com fontes externas para obter novas ideias de uso de novas tecnologias, usar de forma eficaz os dados para impulsionar o valor dos negócios; e sempre medir os resultados dos investimentos em transformação digital.
Ter uma definição ampla sobre digital é entender que existem transformações tecnológicas acontecendo a todo momento e que as empresas podem – e, mais do que isso, devem – se aproveitar desses sistemas emergentes. Inteligência artificial, internet das coisas e drones são exemplos de ferramentas já disponíveis e que podem beneficiar a forma como a empresa se relaciona com os clientes, colaboradores e stakeholders, além de ter a força de diferenciar sua marca do concorrente. No entanto, a solução não é tão simples quanto adotar todas as ferramentas modernas de uma vez: o espectro e diversidade de tecnologias disponíveis para os líderes empresariais é imenso e, por isso, é preciso entender qual tecnologia atende melhor à estratégia da empresa e o que faz mais sentido como investimento.
Construir a cultura de inovação – e melhorar o QI Digital – não é uma tarefa fácil, mas é necessária para as companhias serem competitivas no ambiente disruptivo e desafiador. Ter um QI Digital alto significa que o negócio, a experiência do consumidor, a cultura interna do colaborador e a tecnologia trabalham efetivamente juntos para construir uma solução coesa e acelerar a transformação digital. Isso é o que realmente vai dar vantagem competitiva para a empresa e garantir crescimento sólido.
Os 10 comportamentos essenciais
A PwC identificou as atitudes que as empresas devem apresentar para impulsionar o crescimento digital e melhorar o desempenho dos negócios.
São elas:
- Nosso CEO é patrocinador da estratégia digital
- Os executivos responsáveis pela estratégia digital se envolvem na definição da estratégia de negócios de alto nível
- A estratégia digital alinhada ao negócio é estabelecida e compartilhada no nível executivo
- As estratégias digitais e de negócios são bem comunicadas para toda a empresa
- Mantemos relacionamentos ativos com fontes externas para obter novas ideias de aplicação de tecnologias emergentes
- Investimentos corporativos digitais são feitos principalmente para obter vantagem competitiva
- Usamos de maneira eficaz todos os dados que obtemos para impulsionar o valor dos negócios
- Avaliamos de modo proativo os riscos de segurança e privacidade em projetos corporativos digitais e elaboramos planos para combatê-los
- Temos um roteiro corporativo digital único e plurianual, que inclui processos e competências de negócios, bem como componentes digitais e de TI
- Sempre medimos os resultados dos nossos investimentos em transformação digital
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